quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Cadeia alimentar


Cadeia Alimentar

É uma seqüência de transferência de energia e matéria onde cada organismo serve de alimento para o outro. Quem produz o alimento é produtor e quem consome é o consumidor.

Como as plantas fabricam alimentos para si e para outros seres vivos, eles são os produtores de um ecossistema.

Os animais herbívoros que se alimentam das plantas são chamados consumidores primários.

Os animais carnívoros que se alimentam dos herbívoros, são chamados consumidores secundários. Os carnívoros que se alimentam de outros carnívoros são chamados de consumidores terciários e assim por diante.

Os animais que consomem plantas e animais são chamados onívoros, como o homem. Os que se nutrem de sangue são os hematófagos, de insetos são os insetívoros e de detritos de vegetais e animais são os detritívoros.

Os consumidores secundários, terciários e quaternários são chamados de predadores, animais que caçam outros animais.

Quando os seres produtores e consumidores morrem, eles são decompostos por fungos e bactérias chamados decompositores. O produto dessa decomposição serve para realimentar as plantas.

Essa seqüência de alimentação dos seres vivos é chamada cadeia alimentar que também podem ser marinha, a dos oceanos e mares.

As cadeias alimentares mantêm os ecossistemas em perfeito equilíbrio.

Jogos:
http://smartkids.com.br/jogos-educativos/cadeia-alimentar-quiz.html

13 comentários:

  1. amei o seu texto, bem objetivo para trabalhar com alunos do 4º ano

    Continue assim, e que Deus ti abençoe. beijos

    ResponderExcluir
  2. meu nome e beatriz e eu amei o texto para o 4 ano eu sou uma aluna e estou estudando sobre essa cadeia alimentar

    ResponderExcluir
  3. Amei o seu texto, bem sucinto e claro. Com certeza vai me ajudar bastante.

    ResponderExcluir
  4. obrigada isso me ajudou bastante na prova que vai ter amanha

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Eu fiquei maluca procurando sobre isso muito obrigada

    ResponderExcluir
  7. perfeito texto...bem claro e na linguagem adequada aos leitores do 4 ano.parabens

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. olá professora Cleonice sou sua aluna Giovanna carbone neves lima beijinhos... <3

      Excluir
  8. mto bom,estava fazendo uma ficha para a minha prova amanha,me ajudou mto[obs;sou uma aluna do 4 ano]

    ResponderExcluir